Meu Cadastro      Certificado Eventos      Clube de Vantagens

Newsletter



Cadastrar Remover

Clippping

Um explorador do futuro chamado RH

GESTÃO DE PESSOAS
Morgan888/Pixabay
virtual-reality-1541316_morgan888_Pixabay

A clássica discussão sobre o RH ser convidado a participar do board para discutir estratégias de futuro continua atual, mesmo numa época em que a transformação digital escancara a premência de muitas empresas mudarem sua cultura para surfar nesses novos tempos.

“Quando a gente fala de transformação digital, talvez o principal aspecto seja a cultura organizacional, mas conheço poucas empresas em que o RH lidera esse processo; geralmente, é alguém de TI”, aponta Conrado Schlochauer, cofundador da Affero Lab, empresa de educação corporativa, e embaixador da Singularity University em São Paulo.

Por que isso acontece? Talvez porque o próprio RH esteja acomodado em um papel que já não lhe cabe mais; talvez porque a empresa não enxergue em RH uma área propensa a disrupções. “O RH vive um momento totalmente paradoxal: nunca foi tão importante a questão das pessoas em um mundo focado em tecnologia e, ao mesmo tempo, nunca foi difícil ele ser ouvido nesse processo”, coloca Schlochauer.

Seja qual for a causa, há uma luz no fim do túnel indicando que isso pode mudar: de acordo com Schlochauer, a prática corporativa tem mostrado que, quando o RH participa do debate sobre estratégias estruturadas, efetivas e diferentes daquelas clássicas para reorganizar a empresa, o impacto nos negócios é visível. Já quando ele se manifesta afeito aos processos tradicionais, muitas vezes vistos como pouco impactantes para o negócio, acaba não sendo ouvido. Sendo assim, dá para levar essa discussão a um novo patamar.

Espaço Lab Digital_Conrado SclohauerSe o próprio RH se posicionar como explorador do futuro, que busca respostas inovadoras para o presente, poderá se tornar um agente estratégico, como já acontece em empresas globais como IBM e Unilever. Para tanto, é preciso que o RH entenda o ambiente 4.0, em que as mudanças são constantes, e seja envolvido como ator do processo de mudanças.
Para ajudar o RH a dar um passo nessa direção, em agosto, Schlochauer estará no Espaço Lab Digital, novidade do CONARH 2018 – 44º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas. Em parceria com a Rito, empresa dedicada a experiências imersivas para pessoas e organizações vivenciarem cenários complexos e criarem memórias de futuro, ele conduzirá o workshop Organização 4.0.

“Costumo me apresentar como presentista, não como futurista. Tem muita gente boa olhando o que deve acontecer, mas o meu olhar é para o que acontece agora. Não falo de futurismo, mas de pensamento futurista para o RH e como ele pode ajudar a construir o futuro que deseja”, define.

A dinâmica a ser aplicada no workshop chama-se What if (E se…), um jogo de exploração coletiva de futuros alternativos. “É uma viagem a fazer, e nós vamos conduzi-la para que se entenda de que forma o RH participa desse processo”, finaliza.

O workshop Organização 4.0 vai acontecer no dia 15 de agosto, das 10h30 às 14h, na sala 3 do São Paulo Expo, na capital paulista.

 

lab-digital_3

Criado neste ano para apresentar conteúdo emergente e disruptivo de forma simples e hands on, o Espaço Lab Digital conta com uma programação composta de doze atividades. Além da transformação digital, o evento abordará temas como lifelong learning, design thinking, cultura de startup e inteligência artificial na gestão de pessoas.
Até 21/07, as inscrições estão com valores especiais – R$ 150 por atividade – e devem ser feitas antecipadamente.

Confira a programação completa e inscreva-se pelo site do CONARH 2018:

www.conarh.org.br/lab-digital

 

START NO CONARH

Por falar em jogo, em 2018, o site do CONARH conta com um game que traz informações relevantes de uma maneira fácil e interativa, onde é possível saber como aproveitar melhor a experiência de participar do evento, além de testar seu conhecimento sobre o congresso e a feira de negócios Expo ABRH.

Ao preencher o cadastro e finalizar o game, os internautas concorrem a uma inscrição gratuita para o CONARH 2019.

Participe!

www.conarh.org.br/game

 

GLOBAL

TOP 10 EM CHICAGO

De 13 a 20 de junho, a delegação de profissionais de RH organizada pela ABRH-Brasil esteve em Chicago (Estados Unidos) para participar de dois grandes eventos da área: a SHRM18 – Annual Conference & Exposition, organizada pela Society for Human Resource Management (SHRM), e, simultaneamente, o 17º WFPMA World Congress, evento bienal e itinerante da World Federation of People Management Associations.

Com 56 integrantes, a delegação brasileira ficou entre as dez maiores desta edição.

Os integrantes puderam testemunhar um momento inédito na história do RH mundial ao ter acesso exclusivo, no dia 18, à cerimônia de posse da primeira mulher a presidir a WFPMA, a brasileira Leyla Nascimento, que presidiu a ABRH-Brasil entre 2010 e 2015 e, atualmente, é presidente do Conselho Deliberativo da associação.

“Nossa participação foi motivo de muito orgulho. Levamos nossa alegria e energia, e não passamos despercebidos, mesmo entre as 22 mil pessoas presentes no evento. Foi também com muito orgulho que assistimos Leyla Nascimento assumir a presidência da WPFMA”, comenta Elaine Saad, presidente da ABRH-Brasil.

Sua expectativa é compor uma delegação ainda maior para participar da SHRM19, que será realizada de 23 a 26 de junho, em Las Vegas.

delegação_jpg

SECCIONAIS EM AÇÃO

A vez de Santa Catarina e Alagoas

No próximo mês, as seccionais catarinense e alagoana da ABRH promovem seus grandes congressos anuais. Confira o que elas prepararam para as comunidades locais de RH.

 ABRH-SC- logo Concarh

Nos dias 5 e 6, a ABRH-SC realiza o CONCARH 2018 – 28º Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas, no Centrosul, em Florianópolis.

Com o tema Influenciadores da Transformação, a programação traz mais de 20 atividades, entre apresentação de cases, palestras, workshops e uma feira com mais de 30 empresas fornecedoras de produtos e serviços.

Entre as novidades, o ABRH Experience contará com palestras de no máximo 20 minutos, feitas em sequência, com exposição de temas relacionados à tecnologia e gestão de pessoas; já na Área Pública, serão discutidos temas e apresentados cases de sucesso na gestão de RH em empresas governamentais; e o espaço Oficinando terá workshops e oficinas com conteúdo prático.

Na palestra de abertura, a jornalista e empreendedora social Anna Penido, fundadora do Instituto Inspirare, falará sobre o seu propósito de educar para transformar os jovens de hoje em profissionais do futuro, com o domínio sobre as competências exigidas pelo mercado. Já a palestra que encerrará o congresso, intitulada Gente que influencia e transforma, ficará a cargo de Fabio Rosé, diretor geral de RH da L’Oréal Brasil, que, através do case da empresa, vai mostrar o quanto pessoas podem influenciar e transformar organizações e sociedades.

“Preparamos um evento cheio de novidades e conteúdo relevante. A ideia é surpreender e promover a transformação de fato, trazendo novas experiências aos congressistas”, assinala Paulo Sérgio de Souza Corrêa, presidente da associação.

Informações e inscrições:
www.concarh.com.br

 

ABRH-AL_logo congresso2

Já nos dias 19 e 20 de julho, a ABRH-AL promoverá, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, a 15ª edição do Congresso Alagoano de Gestão de Pessoas, com o tema Liderando o Futuro: Cultura, gestão e legado.

“Estamos vivendo o que alguns estudiosos denominam de Quarta Revolução Industrial. Como líderes, somos responsáveis por contribuir na construção e sustentação de uma cultura empresarial que suporte uma gestão moderna, alinhada às necessidades e transformações impostas pela tecnologia, colaborando com a perpetuidade das empresas e deixando um legado positivo para a nossa sociedade, como forma de retribuição ao reconhecimento dessa sociedade à nossa relevância”, explica Jennifer Lins, presidente da ABRH-AL.

Entre os destaques confirmados na programação, Joel Dutra, coordenador do programa de Gestão de Pessoas da FEA/USP e diretor de Pesquisas da ABRH-Brasil, vai participar com a palestra O líder que gerencia o presente e garante o futuro; e Daniele Quintanillha Merhi, especialista em empresas familiares e diretora de Projetos da ABRH-Brasil, apresentará a palestra A importância do processo de sucessão das lideranças na longevidade das organizações.

Já Moacyr Freitas, diretor de Pessoas e Organização do Grupo Moura, também marcará presença no palco do congresso abordando o tema Invista em pessoas e melhore os resultados; e a palestrante multidisciplinar Vania Ferrari vai mostrar como formar equipe de alta performance em cenário de gestão de mudança.

Informações e inscrições:
https://doity.com.br/15cagp-abrhal

 

Para fazer download desta edição, clique aqui
28-06-2018_destaque

Publicado: 28/06/2018
Voltar

Newsletter:

Cadastrar Remover
Participe do LinkedIn:

Rua das Palmeiras, número 685 - Edifício Contemporâneo
Empresarial, sala 1.504 - Santa Lúcia - 29.056-210
Vitória, ES - Brasil
Mapa de Localização

(27) 98836-0250 / 3324-8326 / 3225-0886

eventos@abrhes.org.br