Meu Cadastro      Certificado Eventos      Clube de Vantagens

Newsletter



Cadastrar Remover

Clippping

De office boy a RH, movido pela paixão

Contagem regressiva 31-05

CARREIRA

Peri Gondim2_br

Gondim: rumo aos Estados Unidos/Foto: Divulgação

Em breve, Peri Gondim, executivo de RH, deixará o Brasil para morar nos Estados Unidos. Não é a primeira vez, mas, agora, por motivo diferente. Antes, havia sido expatriado por três anos pela multinacional em que atuava; desta vez, por conta da transferência de sua esposa no trabalho. Como head em uma empresa do setor de gases, ela tem responsabilidade por todo o continente americano. Para acompanhá-la, Gondim deixará o cargo de gerente de Talento & Cultura e Projetos para América do Sul da AccorHotels e buscará recolocação como gestor de Recursos Humanos em uma empresa local.

Na bagagem, ele vai levar um currículo de mais de 30 anos de experiência em RH e a certeza de que estará mais que preparado para a nova fase. Uma nova fase de sua jornada profissional, iniciada como office boy e transformada pela paixão por Recursos Humanos, uma área que, três décadas depois, continua a encantá-lo e desafiá-lo. Tanto que, neste ano, ingressou no curso para obter certificação internacional de RH, concedida pela ABRH-Brasil em parceria com a norte-americana SHRM – Society for Human Resource Management. Leia mais nesta entrevista:

PESSOAS DE VALORH – Como começou sua carreira em RH?
PERI GONDIM – Comecei a trabalhar com 14 anos, como office boy, na área de Treinamento e Desenvolvimento da Sabesp. Ali me apaixonei pela carreira. Em 1996, já havia atingido a posição de gerente de RH generalista de uma unidade de negócios com 2.200 colaboradores e liderava uma equipe de 36 profissionais. Depois, atuei na Medial Saúde/ Amil, no Blue Tree Hotels, na Dow Chemical e, agora, na AccorHotels. Escolhi me formar em Administração de Empresas e fiz MBA em RH pela FIA. São, então, 33 anos vivendo a atmosfera de RH em grandes organizações, 21 deles em cargo de liderança.

PV – Quais são os principais desafios do RH hoje?
PG – As grandes questões que surgem na sociedade se refletem como desafios dentro das organizações, e de forma mais específica de acordo com o segmento de atuação. Hoje, na AccorHotels, temos desafios em praticamente todas as áreas de RH: assuntos legais e regulatórios, atração de talentos alinhados às estratégias atuais e futuras, desenvolvimento e carreira, diversidade e inclusão, clima, engajamento e qualidade de vida. Isso nos faz pensar e agir de forma a gerar valor constantemente para os colaboradores e para o negócio. Há 20 anos, figuramos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work e, há alguns anos, também na Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Isso é motivo de muito orgulho, uma vez que nosso negócio é essencialmente o acolhimento e ter colaboradores que se sentem felizes por estar em uma empresa que os valoriza.

PV – Por que decidiu buscar a certificação em RH?
PG – Conheci a SHRM em 2010, quando trabalhei nos Estados Unidos. Lá, atuei com profissionais de RH certificados e pude notar o impacto positivo que essa certificação tem na qualidade da atuação e contribuição dos profissionais. Não consegui realizar a certificação enquanto morava lá, mas mantive a intenção de fazer esse investimento pessoal na minha carreira. Neste ano, fiquei sabendo que a ABRH havia trazido a certificação para o Brasil e prontamente me inscrevi no curso. Farei a prova certificatória em julho próximo.

PV – Qual é a sua expectativa com a certificação?
PG – Eu me propus a alcançar a certificação SCP (Senior Certified Professional). Acredito que ela pode contribuir com o aprimoramento das competências essenciais de um profissional de RH, bem como com os conhecimentos funcionais nas diversas áreas de atuação. Minha expectativa é de que essa certificação reflita de forma positiva em minha carreira por meio de uma contribuição ainda mais estratégica, tanto para a empresa e para o negócio, como para as pessoas. Imagino que, agora, com a minha mudança para os Estados Unidos, a certificação será ainda mais importante.

 

SECCIONAIS EM AÇÃO

ES, MG, PI e RS vão movimentar a comunidade de RH

Grandes eventos estaduais acontecem no próximo mês

Como ser líder em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo? O que é preciso para implementar uma gestão pautada pela diversidade? É possível transformar os erros em aprendizado para inovar no trabalho, mas como? E gerir mudanças conectadas com inovação, conhecimento e protagonismo? Esses desafios do mundo corporativo atual estarão em destaque nos eventos que as ABRHs do Espírito Santo, de Minas Gerais, Piauí e do Rio Grande do Sul vão realizar no próximo mês. Confira:

DIA 4 

Print

Em formato dinâmico, com talk show, painéis, palestras e espaço para networking, o Fórum ABRH-MG 2018 vai acontecer no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. O ponto de partida do debate mineiro é o tema central Inovar a Gestão pela Diversidade.

Para Eliane Ramos Vasconcellos Paes, presidente da ABRH-MG, em um mundo que se atualiza a todo instante, é fundamental investir em qualificação e desenvolvimento contínuo. Por isso mesmo, o fórum vai promover debates com foco no desenvolvimento profissional, ampliando análises sobre temas importantes em gestão de pessoas.

Entre as atrações, a mesa Como promover a diversidade nas empresas? contará com profissionais inseridos no mercado de trabalho e que representam movimentos sociais ligados aos direitos das pessoas com deficiência, negros e comunidade LGBT.

Já a atração internacional desta edição ficará a cargo de Pedro Ramos, diretor de RH do Grupo TAP Air Portugal, com o tema Será a liderança no futuro apenas para super-heróis?

O fórum também vai abordar o impacto das transformações digitais nas carreiras, a importância de desenvolver novas competências para lidar com as complexidades atuais e vai chamar a atenção para práticas inovadoras que estimulam o bem-estar das equipes.

Mais informações:
www.abrhmg.org.br
secretaria@abrhmg.org.br

 

DIAS 7 E 8

ABRH-RS_ CONGREGARH2018_logo-01

A cidade gaúcha de Passo Fundo vai sediar o CONGREGARH Conexão 2018, congresso promovido pela ABRH-RS.

No Centro de Eventos da UPF – Universidade de Passo Fundo, com o tema central Liderança: Desconstruir para construir, a associação vai reunir a comunidade de RH para debater a atuação dos líderes em tempos complexos.

“A competência mais exigida do líder é gerir a ambiguidade, desconstruir conceitos, crenças e modelos de gestão para construir uma nova forma de trabalhar, de liderar as pessoas, processos e resultados. Uma liderança que provoque a mudança do pensar de forma ágil, em larga escala e com a capacidade de influenciar no âmbito econômico, social e político, mudando o mundo que conhecemos”, contextualiza Crismeri Delfino Correa, vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Inovação da ABRH-RS.

Na programação, um dos destaques é o case A reconstrução da Chapecoense, que terá a participação do ex-goleiro Jackson Follmann, sobrevivente do acidente de avião ocorrido em 2016 e que deixou 71 mortos, e Jorilde Batista, responsável pelo RH do clube.

Majo Martinez Campos, vice-presidente de RH da Atento, também está na programação, para abordar inclusão nas empresas, área na qual a Atento é referência. Já na palestra Um sonho que se tornou realidade, Rogério Salume, CEO da Wine.com.br, terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo e o maior da América Latina, vai falar de inovação e empreendedorismo.

Mais informações:
www.abrhrs.org.br/congregarh
congregarh@abrhrs.com.br
Tel.(51) 3254-8254

 

DIAS 12 E 13

ABRH-ES - CEARH 2018

Nos dias 12 e 13 de junho, será a vez de a ABRH-ES realizar o CEARH 2018 – 29º Congresso Estadual de Gestão de Pessoas, que vai acontecer na Arena do Shopping Vila Velha, em Vila Velha, onde serão compartilhadas experiências e apresentadas práticas e tendências nas áreas de gestão de pessoas, negócios e desenvolvimento humano.

Com o tema Errar, Aprender e Transformar, o CEARH 2018 vai mostrar que os erros fazem parte do processo e como é possível transformar aprendizado em inovação.

“O CEARH é um espaço em que conseguimos discutir temas que estão sempre em pauta nas organizações, com profissionais que vão auxiliar nesse processo de reflexão, vão compartilhar suas experiências de forma que possamos nos inspirar e desdobrar isso para os ambientes de trabalho”, destaca Kátia Vasconcelos, presidente da ABRH capixaba.

A palestra de abertura ficará sob a responsabilidade do educador e consultor Eugenio Mussak, que vai abordar o tema central do congresso.

Outros destaques da programação são Marcelo Nóbrega, diretor de RH do McDonald’s, com o case Diversidade, inclusão e seus impactos – Da aprendizagem à transformação organizacional; e o painel Futuro exponencial: De onde vem a inovação?, com a participação de Fernando Bertolucci, diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria; Janc Aguiar Lage, diretor de Tecnologia e Inovação da Águia Branca; e Solange Mata, diretora executiva da Imaginar Solutions.

Mais informações:
www.abrhes.com.br
administrativo@abrhes.org.br

 

DIAS 20 E 21

ABRH-PI - logo congresso 2018_1

O Auditório Ypê da Faculdade Uninovafapi, em Teresina, vai abrigar a oitava edição do congresso promovido pela ABRH-PI. Em 2018, o evento tem como tema central Gerir Mudanças Conectadas com Inovação, Conhecimento e Protagonismo.

Entre os palestrantes, está confirmada a participação de André Ortiz na palestra Liderar, motivar e inovar: Tendência que virou realidade. De ex-vendedor de jornal em feira a professor premiado da FGV e Ph.D. em Neuromarketing pela FCU (EUA), ele é considerado o maior youtuber de vendas e motivação do Brasil.

Mais informações:
www.abrhpi.com.br
abrhpi@gmail.com
Tels. (86) 9.9859-8708/9.997-1208

Para fazer o download desta edição, clique aqui.

31-05-2018_destaque

Publicado: 30/05/2018
Voltar

Newsletter:

Cadastrar Remover
Participe do LinkedIn:

Rua das Palmeiras, número 685 - Edifício Contemporâneo
Empresarial, sala 1.504 - Santa Lúcia - 29.056-210
Vitória, ES - Brasil
Mapa de Localização

(27) 98836-0250 / 3324-8326 / 3225-0886

eventos@abrhes.org.br