Meu Cadastro      Certificado Eventos

Newsletter



Cadastrar Remover

Clippping

RH Eficiente – Pessoas certas, nos lugares certos!

ARTIGO











Por Maria Eduarda Gordilho Lomanto*

 

Muito se fala em RH estratégico, RH parceiro do negócio. Mas precisa-se falar cada vez mais em RH eficiente. Na importância de o RH focar na eficiência da produtividade e na eficiência de custos.

Colocar isso em prática não é fácil. Conhecer profundamente o negócio, buscar entendimento do cenário econômico e saber interpretar as planilhas do departamento financeiro são requisitos básicos.

RH eficiente é ter o pulso da margem do lucro e da produção, seja ela produção de ideias, serviços ou produtos.

Ajudar as pessoas a serem felizes é ajudar as pessoas a serem produtivas. Mais que alinhar a razão com a emoção, é alinhar o presente com o futuro.

Ter propósito é viver o presente construindo um futuro.

Uma empresa com colaboradores felizes é uma empresa ética, produtiva, saudável financeiramente. É uma empresa que pensa no futuro. Um futuro para os que estão trabalhando no presente, um futuro melhor para um mercado inserido em uma sociedade melhor.

Os colaboradores precisam sentir que tudo tem causa e consequência, precisam viver o hoje, pensando no amanhã.

O RH não pode mais pensar que o que traz engajamento e felicidade são apenas ações de desenvolvimento e qualidade de vida. Sem dúvida, isso é importante, mas o que faz as pessoas de fato serem felizes é sentirem que estão participando de um processo eficiente e produtivo. É saber que seu tempo é dedicado a trabalhos com um propósito gerador de resultados hoje, mas que constroem também um futuro. Propósito de longo prazo!

Para isso, além de todos os papéis que tanto conhecemos, o RH precisa ser arquiteto não só de obras prontas, mas também arquiteto de terrenos férteis.

O RH precisa ser agente de mudança e redesenhar com os líderes as estruturas e processos, não como apoio, mas com fatos e dados, colaborando na tomada de decisão.

Sim, vivemos nosso dia a dia entre a razão e a emoção, e o resultado dessa equação é sempre a busca pela felicidade.

Precisamos, como profissionais de Recursos Humanos, acreditar na paixão produtiva, aquela que faz os olhos brilharem e que traz aquele frio gostoso na barriga. Aquela que faz a gente trabalhar duro no presente, para construir o futuro do jeito que queremos, do jeito que acreditamos.

E o segredo do RH eficiente? O básico, muitíssimo bem-feito, que se torna essencial nos tempos de hoje. Ou seja, ter pessoas certas, nos lugares certos.

*É vice-presidente de RH da DM9DDB, membro do grupo de RH G3 e integrante do comitê de criação do CONARH 2018 – 44º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-Brasil

 

 

MELHOR

Um estranho entre nós

Robôs que fazem os trabalhos domésticos, máquinas que cuidam da funcionalidade da casa e até computadores que conversam com pessoas. Graças às tecnologias como Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Robotização e Machine Learning, entre outras, essa realidade, até então distante, faz parte da Quarta Revolução Industrial. Esse é o tema da matéria de capa da revista Melhor – Gestão de Pessoas de fevereiro.

A reportagem mostra os novos dilemas e questionamentos trazidos por essas inovações ao mercado de trabalho e à área de gestão de pessoas: como vão impactar o futuro do trabalho? Haverá a extinção de muitos empregos? Como deverão ser conduzidas as políticas de RH para suavizar essa transição? E quais serão as competências técnicas e comportamentais do trabalhador 4.0?

Com a participação de estudiosos, executivos e profissionais de RH, Melhor traz um alerta: a forma como trabalhamos já está mudando e precisamos nos adaptar antes que seja tarde demais.

Assinatura:

Tel. (11) 3039-5666
www.revistamelhor.com.br
assinatura@editorasegmento.com.br

 

SECCIONAIS EM AÇÃO

Grupos na Bahia

A ABRH-BA está com as inscrições abertas para os Grupos de Práticas de 2018. Nesta edição, os temas são: Diversidade e Inclusão no Trabalho; Liderança Transformadora; Coach Group; Juventude e Mercado de Trabalho; e Gestão de Desempenho e Meritocracia.

Benefício exclusivo para os associados, os grupos começam em março.

Mais informações:
www.abrhba.org.br
eventos@abrhba.org.br
Tel. (71) 3341-0877

 

E no Distrito Federal

Também a ABRH-DF abriu as inscrições para seus Grupos de Estudos, que, neste ano, abordam dois temas: Coaching Organizacional e Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.

Os encontros serão realizados na sede da associação, em Brasília, a partir de março.

Mais informações:
abrhdf@abrhdf.com.br
Tel. (61) 3327-1112

 

Roda de Conversa no ES

Já a ABRH-ES preparou a Roda de Conversa, evento gratuito que será realizado no próximo dia 28, a partir das 19 horas, no Setpes, em Vitória.

Para esta edição, que tem como tema Gestão de Pessoas no Espírito Santo: O que estamos fazendo?, foram convidados os ganhadores do 14ºPrêmio Ser Humano capixaba, que vão comentar os cases vencedores. As vagas são limitadas.

Mais informações:
www.abrhes.com.br
eventos@abrhes.org.br
Tels. (27) 3324-8326 / 3225-0886


 

CARREIRA

Novo desafio

Marie Hippenmeyer

Com 35 anos de atividades profissionais, quase 30 deles dedicados ao setor financeiro, Marcelo Orticelli iniciou 2018 com um novo desafio na carreira: o setor educacional.

Desde o começo deste mês, ele é diretor Administrativo e de Pessoas do Insper, instituição de nível superior, sendo responsável pelas áreas de RH, Finanças, Controladoria, Compras, TI e Ouvidoria. Na nova empreitada, além da gestão dessas áreas, o executivo terá oportunidade de participar de discussões sobre o futuro da educação, metodologias de ensino e outros temas que possam contribuir com o sucesso da instituição e das pessoas que por ela passam.

Nas três décadas de atuação no setor financeiro, o executivo trabalhou no Itaú-Unibanco, onde ocupou diversas posições, a última de diretor de RH e Relações Trabalhistas. Ele permanece no cargo de diretor do Instituto Unibanco, que hoje tem como foco projetos voltados à melhoria da gestão escolar no ensino médio público.

Além disso, desde 2013, Orticelli faz parte, como voluntário, do comitê de criação do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-Brasil.

Para fazer download desta edição, clique aqui.

Publicado: 08/02/2018
Voltar

Newsletter:

Cadastrar Remover
Participe do LinkedIn:

Rua das Palmeiras, número 685 - Edifício Contemporâneo
Empresarial, sala 1.504 - Santa Lúcia - 29.056-210
Vitória, ES - Brasil
Mapa de Localização

(27) 98836-0250 / 3324-8326 / 3225-0886

eventos@abrhes.org.br