Ser mãe no mundo do trabalho

Publicado: 08 de março de 2019
Hoje é o dia Internacional da Mulher!

Embora a data seja celebrada com muitas homenagens, cabe especialmente a reflexão sobre desafios ainda existentes em nossa sociedade. Um deles é o de ser mãe no mundo do trabalho.

Conciliar trabalho e maternidade hoje ainda é um dilema para as mulheres. Segundo estudo realizado pela Catho, em 2018, pelo menos 30% das mães já abriram mão do emprego após a chegada dos filhos, enquanto que, entre os pais, o número baixa para 7%. A diferença chega a ser de quatro vezes. O que os números de demissões na gestação e na volta da licença-maternidade nos dizem, dentre outros aspectos, é que esta questão ainda é um dilema e mudar este cenário é uma responsabilidade de todos!

Em toda a sociedade, é preciso que haja o fortalecimento da mulher-mãe em saber que essa questão não é só sua. Um pensamento que vem de uma cultura que ainda afirma que "mãe é pra ficar em casa", e que a criação dos filhos ainda é uma atribuição majoritariamente da mulher.

O mercado, por sua vez, ainda não abriu espaço para olhar a mulher-mãe como uma profissional que tem necessidades diferentes de outras mulheres, que vão além da licença de 4 a 6 meses e do berçário na empresa. Levar a maternidade pra dentro do mundo econômico para compor um novo modelo de trabalho é um salto necessário!

Quanto às organizações, em vez de gastar tempo e dinheiro abrindo novos processos seletivos, é fundamental abrir o diálogo com essa mulher-mãe, a fim de mantê-la em seu cargo. É preciso possibilitar a negociação de propostas que deem conta de garantir as necessidades mínimas dos dois lados, como por exemplo, prazos definidos com flexibilidade de horários; produtividade medida por entregas e não por horas no posto de trabalho; homeoffice em períodos na semana; dentre outras ações.

Abrir diálogo, manter este tema em movimento e conceber novos modelos de trabalho ainda é um caminho novo, mas é a partir desse fortalecimento, que aproxima empresa e colaboradora, que os ganhos serão reais e satisfatórios para ambas as partes.

A seguir, compartilhamos alguns projetos e referências voltadas para o assunto. Conheça-os!

Maternativa - https://www.facebook.com/groups/maternativabr/?ref=bookmarks
Co-madre - https://www.facebook.com/groups/111624112378037/?ref=bookmarks
Mãe at Work - http://maeatwork.com.br/
B2 Mamy - https://www.facebook.com/b2mamy/

Compartilhe:

Receba Nossos Informativos:

Agenda Completa:

Agenda Completa

Filiada à:

Filiada à ABRH Nacional

Fale Conosco

Rua das Palmeiras, nº 685, Edifício Contemporâneo Empresarial, Sala 1.504,
Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil
CEP: 29056-210
27 98836-0250 / 3324-8326 / 3225-0886

Siga a ABRH-ES no Facebook

E RECEBA GRÁTIS AS MAIORES NOVIDADES DA GESTÃO DE RH DO ES.